Pirajuba é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 6 199 habitantes em 2019.
Topônimo
"Pirajuba" é um termo de origem tupi que significa "peixe amarelo", através da junção dos termos pirá ("peixe") e îub ("amarelo")
História
O município teve origem no primitivo povoado fundado por sertanistas que, por volta de 1830, chegaram à região atraídos pela qualidade das pastagens, adequadas à criação de gado. Em terras doadas pelas irmãs Bárbara e Esídia Rodrigues, foi erguida a primeira capela, consagrada a Nossa Senhora da Abadia. Em torno da capela, cresceu o povoado de Buritis, mais tarde denominado Dourados. Em 1938, já com o nome de Pirajuba, foi integrado ao município de Conceição das Alagoas. A emancipação data de 1953.
Atrações Turísticas
Como atrações turísticas, Pirajuba oferece o Horto do Douradinho, área arborizada às margens do Rio Dourados, apropriada para camping, pescaria e natação.
No mês de Julho, na praça da matriz, desde 1907, comemora-se a festa da padroeira com leilões das famosas "bandeijadas" e apresentações das tradicionais bandas de músicas.
Em Setembro, já faz parte do calendário a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro com grandes apresentações de duplas sertanejas e grupos de renome nacional.